Um helicóptero da Polícia Britânica precisou realizar uma manobra de evasão sobre a cidade de Newmarket, após se aproximar perigosamente de um objeto desconhecido. O episódio, ocorrido em novembro, levou à mobilização de caças da Força Aérea dos EUA, baseados na RAF Lakenheath, segundo documentos obtidos por pedidos de acesso à informação divulgados pelo sUAS News.
Incidente noturno envolve base aérea americana
Durante a noite de 20 de novembro, foram detectados objetos aéreos não identificados sobre a base RAF Lakenheath, em Suffolk, onde estão estacionadas aeronaves F-15 e F-35 do 48º Esquadrão de Caça da Força Aérea dos Estados Unidos. O fenômeno se repetiu nas noites seguintes, 21 e 22 de novembro, com novos relatos de drones desconhecidos nos arredores.
A situação foi considerada suficientemente grave para que caças de prontidão fossem acionados em missão de patrulhamento aéreo (CAP). Documentos do Ministério da Defesa britânico confirmam que os alvos sobrevoaram também as bases RAF Mildenhall e RAF Feltwell, indicando um padrão de incursões.
Helicóptero da polícia interrompe missão
O helicóptero G-POLJ, da Polícia Nacional, abandonou a operação em andamento por motivos de segurança, após a aproximação perigosa de um objeto, cuja natureza ainda não foi determinada. Trechos dos relatórios revelam mensagens como “ação evasiva de emergência” e “recolhimento da aeronave policial após aproximação de drone”.
Embora existam vídeos registrados pela National Police Air Service (NPAS), as imagens ainda não foram divulgadas ao público, alimentando ainda mais o interesse da mídia e de entusiastas do fenômeno.
Ministério da Defesa monitora a situação
Relatórios internos obtidos através do FOIA (Freedom of Information Act) mostram que o Ministério da Defesa está coordenando respostas com o Gabinete do Primeiro-Ministro e o Ministério do Interior, sob o impacto simultâneo da tempestade Bert, que atingiu o país naquele período com fortes ventos e neve.
Reações e especulações
Enquanto alguns sugerem que poderia se tratar de drones de vigilância estrangeiros, como russos ou chineses, outros apontam para algo mais inexplicável. A ausência de identificação e a negativa das autoridades em divulgar as imagens apenas ampliam as especulações sobre a natureza do objeto.
UFOs e a relevância do caso para a ufologia
Apesar do envolvimento direto de equipamentos militares e policiais, e da relutância do governo em liberar os registros visuais do incidente, o caso ganha destaque no cenário da ufologia. Isso porque reforça o padrão recorrente de objetos aéreos não identificados sobre instalações militares estratégicas, especialmente onde há presença americana — uma constante nos relatos ligados a UFOs nas últimas décadas.
Fontes: