A OpenAI anunciou uma nova voz para o modo de voz do ChatGPT, chamada “Monday”, com tom sarcástico e irreverente, acessível também para quem usa o plano gratuito, segundo o portal India Today. A novidade, porém, foi revelada em pleno 1º de abril, gerando dúvidas sobre sua permanência.
Um toque de humor (ou pegadinha?) no ChatGPT
A nova voz se junta às outras nove já disponíveis no ChatGPT: Arbor, Maple, Sol, Spruce, Vale, Breeze, Juniper, Cove e Ember. No entanto, “Monday” se destaca por sua proposta mais irônica e espirituosa, similar ao que já é feito pelo Grok, da xAI, que ficou conhecido pelo estilo desbocado. A descrição oficial da nova voz resume bem a proposta: “Whatever” (em tradução livre, “Tanto faz”).
Ainda que tenha sido lançada no Dia da Mentira, a OpenAI não confirmou se trata-se de uma ação promocional ou uma adição definitiva à ferramenta. Mesmo assim, o recurso está disponível inclusive para usuários do plano gratuito — embora, neste caso, só funcione no modo de texto, e não por voz.
Como acessar a nova voz
Usuários pagantes podem escolher a voz “Monday” diretamente no menu de seleção de vozes. Já quem utiliza a versão gratuita do ChatGPT precisa ir até a seção “Explore” e procurar pela aba “By ChatGPT” para acessar a novidade.
Alta demanda, atrasos e falta de GPUs
O lançamento da nova voz coincide com declarações do CEO da OpenAI, Sam Altman, que alertou sobre possíveis instabilidades no serviço devido à alta demanda. A popularidade recente do gerador de imagens no estilo Studio Ghibli sobrecarregou os servidores da empresa, levando a lentidão, falhas temporárias e atrasos em novos lançamentos.
Altman também revelou que a empresa está enfrentando um problema sério: falta de GPUs para dar conta do crescimento acelerado da base de usuários, e pediu ajuda publicamente para conseguir mais unidades.
Fonte: India Today