DESPERTANEWS

The Black Vault Revela Política de Compartilhamento de UAPSs pelo U.S. Marine Corps

O portal The Black Vault revelou que o U.S. Marine Corps divulgou sua política e procedimento para o compartilhamento de informações relacionadas a Fenômenos Aéreos Não Identificados (UAP) com o Departamento de Defesa dos Estados Unidos, mais especificamente com o All-domain Anomaly Resolution Office (AARO). Esta revelação foi feita após uma solicitação com base na Lei de Liberdade de Informação (FOIA), apresentada pelo portal The Black Vault em 14 de abril de 2024. Esta política é similar a uma diretriz anterior liberada para Douglas Dean Johnson em março de 2024 pelo Estado-Maior Conjunto.

Detalhes da Solicitação FOIA

A solicitação FOIA buscou uma cópia de registros, incluindo vídeos e fotos, que detalhassem a política e procedimento da agência em questão sobre o compartilhamento de informações com o AARO. Foram solicitados todos os documentos pertinentes, como políticas, procedimentos, memorandos de entendimento, acordos, cartas, e outros documentos relevantes, independentemente do nível de classificação, além de procedimentos adotados de esforços anteriores como a UAP Task Force e o Grupo de Sincronização de Identificação e Gerenciamento de Objetos Aéreos (AOIMSG).

Documento Recente do U.S. Marine Corps

O documento recentemente liberado pelo U.S. Marine Corps, datado de 8 de dezembro de 2023, fornece orientações específicas para o Corpo de Fuzileiros Navais, ao mesmo tempo em que se alinha com a diretriz do Estado-Maior Conjunto divulgada em maio de 2023.

Principais Atualizações:

  1. Relatório de Incidente Especial (OPREP-3 SIR): O documento exige um OPREP-3 SIR para qualquer incidente de UAP, independentemente do impacto na missão. O OPREP-3 SIR é um relatório utilizado dentro das forças armadas dos EUA para fornecer notificação imediata de qualquer incidente significativo que possa atrair interesse nacional ou afetar a segurança nacional. Este procedimento garante que a liderança de alto nível seja prontamente informada sobre incidentes com implicações substanciais.
  2. Templates e Procedimentos: O documento do Marine Corps inclui templates específicos para o relato de incidentes de UAP, transferência de dados e disposição de materiais, oferecendo detalhes voltados para a implementação no Corpo de Fuzileiros Navais. Esses procedimentos são semelhantes à diretriz anterior, mas com detalhes específicos para a corporação.
  3. Coordenação com Contrainteligência: Ambos os documentos destacam a importância de notificar os elementos de contrainteligência sobre eventos de UAP. O documento do Marine Corps especifica que o Centro de Operações do Corpo de Fuzileiros Navais (MCOC) deve notificar o elemento de contrainteligência do serviço dentro do Vice-Comando de Informação sobre todos os eventos relacionados a UAP.

A Importância da Coordenação Interagências

O alinhamento e a especificidade dos procedimentos do Marine Corps refletem a natureza evolutiva dos protocolos de relato de UAP e a ênfase na coordenação interagências e compartilhamento de informações. O The Black Vault tem focado em quase todos os ramos militares e agências que podem compartilhar informações com o AARO, buscando documentações de políticas e procedimentos. Embora algumas respostas tenham sido negativas, outras ainda estão sendo processadas, sugerindo que mais registros relevantes podem vir à tona.

Para mais detalhes, acesse o arquivo do documento.

Fonte: The Black Vault

Compartilhar

Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *