Senador Mike Rounds pretende reapresentar a Lei de Divulgação de UFOs no Congresso

O senador Mike Rounds (R-SD), membro dos comitês de Serviços Armados e Inteligência, declarou em entrevista ao Ask a Pol que pretende reapresentar a Lei de Divulgação de UFOs assim que o Congresso retomar as discussões sobre a Lei de Autorização de Defesa Nacional (NDAA). A proposta, originalmente introduzida junto ao senador Chuck Schumer, não foi prioridade até o momento devido ao foco do Senado na confirmação de indicados do presidente Trump.

“Pelo menos, eu pretendo”, afirmou Rounds ao ser questionado sobre o futuro da legislação:

Ask a Pol: “Mas você imagina que, assim que a NDAA for retomada, vocês vão oferecer [a UAPDA] novamente?”

Sen. Rounds: “Sim… Pelo menos eu pretendo.”

A iniciativa busca avançar a transparência governamental em relação a fenômenos aéreos não identificados, uma questão que tem despertado crescente interesse público e atenção legislativa. Entretanto, Rounds confirmou que “não” conversou com membros do governo Trump sobre o projeto:

Ask a Pol: “Conversou com alguém na administração Trump sobre sua UAPDA — Lei de Divulgação de UFOs — com o líder da minoria no Senado, Chuck Schumer?”

Sen. Rounds: “Não.”

Sobre a falta de movimentação no projeto, o senador explicou que as atenções estavam voltadas às nomeações presidenciais:

Sen. Rounds: “Temos nos concentrado mais nas indicações e outras questões. Ainda não estamos realmente focando em nossa agenda legislativa.”

A tramitação da proposta se dá em um momento em que o Congresso amplia investigações sobre documentos classificados, incluindo aqueles relacionados ao assassinato de JFK, ao caso Epstein e a outras operações de inteligência historicamente sigilosas. O interesse por UFOs e sua conexão com informações governamentais anteriormente restritas reflete uma tendência crescente na administração Trump de reavaliar dados confidenciais de grande impacto público.

Caso a legislação avance, poderá representar um dos maiores esforços já feitos para a liberação de documentos oficiais sobre o tema, consolidando o movimento crescente por maior transparência sobre UFOs no cenário político norte-americano.

Leia mais no Ask a Pol

Compartilhar

Relacionadas