DESPERTANEWS

Perplexity Agora Exibe Resultados para Consultas Fatuais, Eliminando a Necessidade de Usar o Google

A startup de busca com tecnologia de inteligência artificial (IA), Perplexity, lançou uma nova funcionalidade que promete simplificar a obtenção de informações básicas diretamente na sua plataforma. Agora, os usuários podem visualizar resultados para consultas factuais, como conversão de moedas, temperatura, e cálculos matemáticos simples, diretamente através de cartões exibidos na interface da Perplexity. Esta mudança visa reduzir a necessidade de utilizar motores de busca como o Google para essas consultas básicas.

Funcionalidades Ampliadas e Apresentação Visual

Embora a Perplexity já fosse capaz de buscar e exibir esses dados de forma descritiva, a nova adição traz um apelo visual que torna os resultados mais proeminentes e rápidos de acessar. Em uma postagem na rede social X (anteriormente conhecida como Twitter), o CEO Aravind Srinivas destacou que essas consultas básicas agora devem funcionar rapidamente no motor de busca da Perplexity.

A abordagem da Perplexity se alinha mais com o que o Google já oferece há algum tempo. Google é conhecido por exibir informações baseadas em cartões para uma variedade de consultas, incluindo pontuações de esportes ao vivo e informações básicas sobre filmes. A Perplexity, seguindo essa tendência, está movendo-se em direção à exibição de resultados diretos, em vez de buscar e apresentar dados de outras fontes.

Parcerias e Controvérsias

Para esses novos resultados de busca, como informações meteorológicas e conversões de moeda, a Perplexity não fornece links para as fontes. No mês passado, Srinivas mencionou que a empresa estava trabalhando com uma startup chamada Tako, um motor de busca de IA para visualização de informações, para exibir dados como preços de ações.

Entretanto, a Perplexity enfrentou críticas da mídia recentemente. O editor executivo da Forbes, John Paczkowski, destacou que o motor de busca exibiu reportagens originais e protegidas por paywall da Forbes sobre a empresa de drones do ex-CEO do Google, Eric Schmidt, sem a devida atribuição e com uma linguagem quase idêntica na funcionalidade recém-lançada Pages da Perplexity. A Forbes também mencionou que sua reportagem foi destacada de forma proeminente no podcast gerado por IA da Perplexity.

Os críticos argumentam que, sem créditos apropriados e sem gerar tráfego de retorno suficiente, motores de busca alimentados por IA que geram (ou regeneram) conteúdo de mídia podem prejudicar os negócios das publicações.

Ações Futuros e Parcerias com Publicações

Em resposta às críticas, o diretor de negócios da Perplexity, Dmitry Shevelenko, informou ao Semafor que a empresa já estava explorando acordos de compartilhamento de receita com publicações. Ele mencionou que esses acordos permitiriam que os editores ganhassem uma renda recorrente.

Com a implementação dessas novas funcionalidades e parcerias, a Perplexity espera oferecer uma experiência de busca mais integrada e eficaz, ao mesmo tempo que aborda as preocupações éticas e comerciais relacionadas ao uso de conteúdo protegido por direitos autorais.

Fonte: TechCrunch.

Compartilhar

Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *