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Senadores Rounds e Schumer Apresentam UAP Disclosure Act como Emenda ao NDAA

De acordo com o Liberation Times, os senadores Mike Rounds (R-SD) e Chuck Schumer (D-NY) reviveram o Unidentified Anomalous Phenomena (UAP) Disclosure Act, que poderia envolver diretamente o próximo Presidente dos EUA em um processo para revelar que a Terra está sendo visitada por inteligência não-humana avançada. Este ato foi apresentado como uma emenda ao National Defense Authorization Act (NDAA) para o ano fiscal de 2025.

Detalhes do Ato de Divulgação de Fenômenos Anômalos Não Identificados

Se aprovado, o Presidente nomearia nove cidadãos imparciais, com consentimento do Senado, para um recém-criado UAP Records Review Board. Este conselho supervisionaria a coleta, revisão e divulgação pública de registros de UAP, com autoridade para examinar materiais, solicitar testemunhos e reunir testemunhas e denunciantes adicionais. Isso impediria que agências governamentais e indivíduos envolvidos em programas ilegais de UAP investigassem e se exonerassem.

O Presidente também tomaria decisões finais sobre a divulgação ou adiamento de registros relacionados a UAP, fornecendo justificativas escritas para qualquer adiamento e assegurando a revisão periódica e desclassificação dos registros adiados. A reintrodução do Ato é vista como uma crítica significativa ao All-Domain Anomaly Resolution Office (AARO), que concluiu em fevereiro deste ano que “não encontrou evidências empíricas” de que o governo dos EUA e empresas privadas estejam retroengenharia tecnologia extraterrestre.

Apoio e Controvérsias

Whistleblowers com conhecimento direto de programas de recuperação e retroengenharia envolvendo inteligência não-humana escolheram se envolver com os senadores Rounds e Schumer, bem como com o Conselheiro de Segurança Nacional do Presidente Biden, Jake Sullivan, em vez de abordar a AARO. É entendido que Sullivan foi consultado tanto para a versão do UAPDA do ano passado quanto para a deste ano, mas não conseguiu fornecer apoio da Casa Branca quando o UAPDA enfrentou oposição da Câmara dos Representantes.

Yuan Fung, Diretor Executivo do UAP Disclosure Fund, declarou:

“Estamos extremamente satisfeitos que os senadores Schumer e Rounds mantiveram sua promessa de continuar trabalhando para uma maior transparência e divulgação dos UAP. Agradecemos também às mais de 10.000 pessoas que assinaram nossa petição apoiando a inclusão da legislação sobre UAP no National Defense Authorization Act de 2025.”

O Processo Legislativo

O novo UAPDA deve primeiro ser votado na versão do Senado do NDAA para o ano fiscal de 2025. Após isso, passará pelo processo de conferência, onde as versões do NDAA do Senado e da Câmara são negociadas e reconciliadas para formar um projeto de lei unificado. A linguagem parece ser amplamente replicada do Ato proposto no ano passado, mas a UAP Disclosure Foundation foi omitida como um dos órgãos que fornecem recomendações para membros do UAP Records Review Board, embora haja referência a organizações de pesquisa de UAP estabelecidas para esse papel.

A definição de “inteligência não-humana” no Ato é:

“Qualquer forma de vida inteligente não-humana sensível, independentemente da natureza ou origem final, que possa ser presumida responsável por fenômenos anômalos não identificados ou de que o Governo Federal tenha conhecimento.”

Outro termo notável é “tecnologias de origem desconhecida”, definido como:

“Materiais ou meta-materiais, ejecta, destroços de acidentes, mecanismos, maquinários, equipamentos, montagens ou sub-montagens, modelos de engenharia ou processos, veículos aeroespaciais danificados ou intactos e embarcações de superfície e submarinas danificadas ou intactas associadas a fenômenos anômalos não identificados ou incorporando ciência e tecnologia que carece de atribuição prosaica ou meios conhecidos de fabricação humana.”

Desafios e Esperanças

Segundo fontes, as operações de recuperação de UAP estão fortemente envolvidas com a Diretoria de Operações e a Diretoria de Ciência e Tecnologia da CIA. A cláusula de domínio eminente, que causou controvérsia significativa entre os contratantes de defesa, foi reinstaurada. Sob o plano, quaisquer materiais ou evidências biológicas de origem desconhecida ou não-humana seriam sujeitos ao poder de domínio eminente exercido pelo Governo Federal dos EUA. Isso significa que empresas como Lockheed Martin, possivelmente em posse de tais materiais, seriam obrigadas a entregá-los ao Governo.

Liberation Times entende que o processo atual de proteção a denunciantes é fundamentalmente falho, com a implementação das proteções existentes dependendo da competência e disposição não apenas do Inspetor Geral da Comunidade de Inteligência, mas também dos Inspetores Gerais de agências como a CIA e o Escritório Nacional de Reconhecimento.

Reações dos Legisladores

O Ato reintroduzido é considerado um grande desafio à AARO, especialmente após suas conclusões anteriores que não encontraram evidências de retroengenharia de tecnologia extraterrestre pelos EUA ou empresas privadas. No ano passado, os senadores Schumer e Rounds expressaram publicamente sua insatisfação após a eliminação de partes significativas do UAPDA durante as negociações do NDAA, com Schumer afirmando:

“É mais do que decepcionante que a Câmara tenha se recusado a trabalhar conosco em todos os elementos importantes do UAP Disclosure Act durante a conferência do NDAA.”

Ele acrescentou:

“Fomos notificados por várias fontes credíveis de que informações sobre UAPs também foram retidas do Congresso, o que, se verdadeiro, é uma violação das leis que exigem notificação completa ao ramo legislativo, especialmente em relação aos quatro líderes congressionais, os comitês de defesa e os comitês de inteligência.”

Proteção a Denunciantes

Dias após a introdução do novo UAPDA, o senador Richard Blumenthal apresentou o Congressional Whistleblower Protection Act, que visa proteger indivíduos que relatem informações ao Congresso contra retaliação. Este ato é crucial, pois muitos denunciantes têm se sentido vulneráveis diante de uma crescente hostilidade. Entre as principais disposições do ato estão:

  • Proteção para Indivíduos Cobertos: Estendendo proteções a empregados, ex-empregados e candidatos a emprego com agências federais, contratados, subcontratados, beneficiários, sub-beneficiários ou contratados de serviços pessoais.
  • Recursos Administrativos: Permitindo que indivíduos prejudicados busquem ações corretivas por meio de canais administrativos estabelecidos, semelhantes aos de outras práticas de pessoal proibidas.
  • Direito Privado de Ação: Se uma decisão final sobre a queixa de um denunciante não for emitida dentro de 180 dias, o indivíduo pode levar seu caso a um tribunal distrital federal para revisão de novo.
  • Ônus da Prova: Aplicando os mesmos ônus da prova usados em casos de práticas de pessoal proibidas, garantindo que os denunciantes sejam tratados de forma justa e que suas alegações sejam seriamente consideradas.
  • Definição Abrangente de Agência Federal: Garantindo proteção abrangente para denunciantes em diferentes áreas de trabalho do Governo, definindo uma agência federal para incluir todos os ramos do Governo Federal.

Conclusão

O futuro do UAP Disclosure Act e as proteções para denunciantes estão em um ponto crítico. A transparência sobre fenômenos anômalos e a proteção de quem traz essas informações à tona são fundamentais para uma governança justa e responsável.

Para mais detalhes, leia o artigo completo em Liberation Times.

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